Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

ESPAÇO DEDICADO AOS ALUNOS DO 7° ANO DO CERB.
Planejando atividade com Hipertexto ou Internet

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs
Planejando uma atividade no hipertexto ou internet.
Oficina de Tangram – 7° anos matutino do CERB.

O ensino de Matemática cabe ao desenvolvimento do raciocínio geométrico e, é nesse sentido que foi pensado nesta atividade. A atividade foi planejada e aplicada inicialmente na turma de 7° ano, especificamente no 7° ano “A” matutino, em forma de oficinas e posteriormente adaptada e distendida as turmas de 8° anos.
Apesar de alguns conceitos geométricos já terem sido introduzidos na série anterior, procuramos desenvolver uma atividade de forma a ampliar o aprendizado geométrico dos alunos, considerando que os mesmos quando no 6° ano, são um pouco imaturos para arquivar tais conhecimentos, por isso decidimos iniciar do “zero”.
Nosso principal objetivo ao aplicar a oficina do tangram nos 7° anos, foi trabalhar a geometria experimental e manipulativa utilizando a internet (sites como a Wikipédia e youtube) como fonte de pesquisa e meios para uma aprendizagem geométrica significativa, além de poder aprimorar o conceito de formas geométricas planas de forma lúdica, com um “riquíssimo” material de apoio que é o Tangram. “As formas geométricas que compõem as sete peças do Tangram (triângulo grande; 1 triângulo médio; 2 triângulos pequenos, 1 quadrado, 1 paralelogramo) permitem que nós professores exploremos - os de diversas maneiras, podendo servir de apoio ao trabalho de alguns conteúdos específicos, ou propiciar uma aula diferenciada (lúdica)”.
Em função do curso, foi pedido aos alunos que utilizassem a Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal como fonte de pesquisa, os mesmos nesta etapa tiveram que buscar, por meio da leitura online, http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram a resposta de algumas questões: história e origem do tangram; quantidade de peças que compõe o tangram; origem do nome tangram; quantidade de figuras que podem ser formadas com as peças do tangram; dentre outras.

Outro ponto importante o qual também foi colocado como atividade, foi o acesso aos links encontrados na pagina da Wikipédia. Nesta, os alunos teve a oportunidade de desenvolver algumas habilidades como o raciocínio lógico realizando um desafio: "jogo do tangram"(Jogo encontrado em um dos links da pagina acessada, e proposto aos alunos como item avaliativo). http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm25/puzzles/tangram/historiadotangram.htm
Após terem o conhecimento da história do tangram, passamos para outra fonte de pesquisa, o site do youtube. O mesmo motivou o assunto e complementou o conteúdo em estudo com diversos vídeos, dentre eles:

http://www.youtube.com/watch?v=r4Fhv7guJe8&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=JcJlejSfPZU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=JcJlejSfPZU&feature=related

Após o conhecimento da lenda do tangram e da apreciação dos vídeos, passamos para a confecção do tangram. Neste momento foi difícil conter a turma, pois a mesma é composta por um número superior a 40 alunos, o que causou um congestionamento de barulho, ansiedade e “alegria”. Após a confecção houve um momento de socialização, observação e estudo detalhado do Tangram, onde os alunos puderam visualizar e confeccionar figuras construídas com as sete peças que o compõe.
Em suma acredita – se que com a aplicação da oficina e com a utilização dos diversos recursos, como por exemplo, o uso (acesso) da internet que conveio como fonte de pesquisa e nos proporcionou diversos vídeos; a produção e de obras de arte e o uso de dobraduras (Tangram), aumentou – se o aprendizado e o prazer tanto dos alunos quanto dos professores por esta parte encantadora da matemática que é a GEOMETRIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário