
Acredito que a matemática, como os próprios estudos afirmam, surgiu da necessidade do ser humano em suas ações, ou seja, ela é fruto da necessidade do homem em fazer cálculos, o que pode ser confirmado com o período Paleolítico, idade da pedra.
Por outro lado para que a mesma tornar - se intensa e apropriada, teve de ter a contribuição de pessoas, de grandes nomes, grandes matemáticos, tais como: Albert Einstein; Aristóteles; Bháskara; Euclides; Platão; Tales; Phythagoras, dentre outros. Aos poucos os números e as aptidões geométricas foram sendo incorporadas por diversas civilizações.
Portanto, não é possível atribuir a invenção e desenvolvimento da matemática a uma única pessoa, ela desenvolveu – se ao longo de milhares de anos, vários povos e civilizações deram contribuições.
Por outro lado para que a mesma tornar - se intensa e apropriada, teve de ter a contribuição de pessoas, de grandes nomes, grandes matemáticos, tais como: Albert Einstein; Aristóteles; Bháskara; Euclides; Platão; Tales; Phythagoras, dentre outros. Aos poucos os números e as aptidões geométricas foram sendo incorporadas por diversas civilizações.
Portanto, não é possível atribuir a invenção e desenvolvimento da matemática a uma única pessoa, ela desenvolveu – se ao longo de milhares de anos, vários povos e civilizações deram contribuições.
Existiram e existem pessoas e grupos que dedicam muito tempo e esforço para o avanço desta disciplina. E você também pode ser um!!!
Você até pode não gostar dela, achar que é chata e complicada, mas te afirmo, não da para viver sem ela. rs rs rs!!!
Você até pode não gostar dela, achar que é chata e complicada, mas te afirmo, não da para viver sem ela. rs rs rs!!!
"O nascimento, a evolução e os caminhos da matemática dependeram e ainda dependem da cultura. Isso porque a matemática não se desenvolveu, assim como o homem, de forma solitária e isolada. Ela tem história, transformou – se ao longo do tempo e continua se transformando".
Cabe a nós contribuir a esta transformação. E ai topa...?
XERO!!!
*** fessoralu ***
A matemática
ResponderExcluirHá muito tempo busca-se um consenso quanto à definição do que é a matemática. No entanto, nas últimas décadas do século XX tomou forma uma definição que tem ampla aceitação entre os matemáticos: matemática é a ciência das regularidades (padrões).
O primeiro objeto conhecido que atesta a habilidade de cálculo é o osso de Ishango (uma fíbula de babuíno com riscos que indicam uma contagem), e data de 20 000 anos atrás.[1] O desenvolvimento da matemática permeou as primeiras civilizações, e tornou possível o desenvolvimento de aplicações concretas.
Tais desenvolvimentos são creditados às civilizações acadiana, babilônica, egípcia, chinesa, ou ainda, àquelas do vale dos hindus.
A maior parte da notação matemática em uso atualmente não havia sido inventada até o século XVI.[2] Antes disso, os matemáticos escreviam tudo em palavras, um processo trabalhoso que limitava as descobertas matemáticas. No século XVIII, Euler foi responsável por muitas das notações em uso atualmente.
P.S.: Seu blog táh muito fofo prof's!!!! xerúh...
Catarina Fabi
Como surgiu a matemática?
ResponderExcluirAs origens da matemática perdem-se no tempo. Os mais antigos registos matemáticos de que se tem conhecimento datam de 2400 a.C. Progressivamente, o homem foi reflectindo acerca do que se sabia e do que se queria saber. Algumas tribos apenas conheciam o "um", "dois" e "muitos". Os seus problemas do quotidiano, como a contagem e a medida de comprimentos e de áreas, sugeriram a invenção de conceitos cada vez mais perfeitos. Os "Elementos" do grego Euclides (séc. IV a.C.) foram dos primeiros livros de matemática que apresentaram de forma sistemática a construção dos teoremas da geometria e foram utilizados no ensino em todo o mundo até ao século XVII. Mesmo a antiquíssima Astrologia proporcionou o desenvolvimento da matemática, ao exigir a construção de definições e o rigor no cálculo das posições dos astros.
A matemática começou por ser "a ciência que tem por objecto a medida e as propriedades das grandezas" (dicionário), mas actualmente é cada vez mais a ciência do padrão e da estrutura dedutiva. Como afirmou P. Dirac, as matemáticas são a ferramenta especialmente adaptada ao tratamento das noções abstractas de qualquer natureza e, neste domínio, seu poder é ilimitado.
aluno=manuel de jesus
ResponderExcluirComo surgiu a matemática?
As origens da matemática perdem-se no tempo. Os mais antigos registos matemáticos de que se tem conhecimento datam de 2400 a.C. Progressivamente, o homem foi reflectindo acerca do que se sabia e do que se queria saber. Algumas tribos apenas conheciam o "um", "dois" e "muitos". Os seus problemas do quotidiano, como a contagem e a medida de comprimentos e de áreas, sugeriram a invenção de conceitos cada vez mais perfeitos. Os "Elementos" do grego Euclides (séc. IV a.C.) foram dos primeiros livros de matemática que apresentaram de forma sistemática a construção dos teoremas da geometria e foram utilizados no ensino em todo o mundo até ao século XVII. Mesmo a antiquíssima Astrologia proporcionou o desenvolvimento da matemática, ao exigir a construção de definições e o rigor no cálculo das posições dos astros.
A matemática começou por ser "a ciência que tem por objecto a medida e as propriedades das grandezas" (dicionário), mas actualmente é cada vez mais a ciência do padrão e da estrutura dedutiva. Como afirmou P. Dirac, as matemáticas são a ferramenta especialmente adaptada ao tratamento das noções abstractas de qualquer natureza e, neste domínio, seu poder é ilimitado.
A etnomatemática é um ramo recente da matemática que investiga conhecimentos matemáticos populares ([ 2] p.p. 27-47). E podemos afirmar que todos os povos têm alguns conhecimentos de matemática, mesmo que sejam muito intuitivos tais como medições, proporções, desenhos geométricos que se vêem no artesanato (como a cestaria).
A matemática sempre desempenhou um papel único no desenvolvimento das sociedades (Ap. A). Por exemplo, numa situação de guerra, o exército que possui mais conhecimentos de matemática tem maior poder traduzido nas máquinas mais perfeitas e melhor adaptadas.
Até ao séc. XVI apenas as pessoas com dinheiro ou os sacerdotes poderiam despender tempo no estudo da matemática. De há quatrocentos anos para cá, a monarquia e o clero deixaram de ser os únicos que financiaram a matemática, passando este papel a ser desempenhado pelas universidades e pelas empresas (como por exemplo a IBM). Ao contrário do que muitos pensam, a matemática não consiste apenas em demostrar teoremas ou em fazer contas, ela um autêntico tesouro para a civilização devido aos diversos conhecimentos envolvidos. E sabendo isso, actualmente poucos são os países em que não se cria matemática nova, publicando-se assim em todo o mundo alguns milhares de revistas exclusivamente de matemática.
A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe a matemática.
aluno manuel de jesus
aluno=rodrigo p.silva
ResponderExcluircomo surgiu a matemática
As origens da matemática perdem-se no tempo. Os mais antigos registos matemáticos de que se tem conhecimento datam de 2400 a.C. Progressivamente, o homem foi reflectindo acerca do que se sabia e do que se queria saber. Algumas tribos apenas conheciam o "um", "dois" e "muitos". Os seus problemas do quotidiano, como a contagem e a medida de comprimentos e de áreas, sugeriram a invenção de conceitos cada vez mais perfeitos. Os "Elementos" do grego Euclides (séc. IV a.C.) foram dos primeiros livros de matemática que apresentaram de forma sistemática a construção dos teoremas da geometria e foram utilizados no ensino em todo o mundo até ao século XVII. Mesmo a antiquíssima Astrologia proporcionou o desenvolvimento da matemática, ao exigir a construção de definições e o rigor no cálculo das posições dos astros.
estou gostando muito dessas novas aulas ultilizando a net
ResponderExcluirLUCIARA'9'ano A.É uma forma diferente e descontraída de ensinar os alunos, e que foge um pouco da rotina das aulas.
ResponderExcluirGostei muito do trabalho da duas professoras em juntar suas disciplinas elas estao fazendo um bom trabalho e tomara que venha mais trabalhos hehe brincadeira fessora Lú rsrsrs!!!
ResponderExcluirlegal mas uma maneira de aprendizagem.........
ResponderExcluirseu blog ta irado...
ResponderExcluirquem disse q ñ vivemos sem matematica...rsrsrs
meu imc ta no peso ideal...
matematica ae vou eu...rumo ao meus 2 pontos...
estou gostando das suas aulas é mais uma maneira de aprendizagem...
ResponderExcluirxerúhhh...!!!
Jefferson Douglas
ResponderExcluirAs nossas ultimas aulas foram completamente renovadas e isso contribuiu concerteza
ne uma nova e + bela forma de aprender,
tornando as alas muito mais interessantes continue assim e verà ótimos resultados
bjs... e prosperidade...
Karolina Silva 9 ano"A"
ResponderExcluirGostei muito e espero que vc esteja sempr renovando as suas aulas assim aulas on-line
é sempre bom saber se nossa massa muscular esta ideal
MUITO BOM...
OLá Professora Luciana, sou Telma trabalho no setor de tecnologias da SEDUC, gostei do espaço no blog destinado aos alunos.
ResponderExcluirLuciana Que maravilha este espaço de interação que você criou para seus alunos. Bela idéia, parabéns...
ResponderExcluirEdemar
Xero luciana exelente professora
ResponderExcluirfernando pereira silva
ResponderExcluireu nao sou muito bom com palavras mas o q eu tenho pra falar dos videos,e q eu gostei e agora quando eu se sentir confuzo eu ja sei onde tirar minhas duvidas,mas em fim foi muito enteresante e bom para o meu apreendizado