
“Preocupações e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem”.
Será que a escola atual encontra - se preparada, ou mesmo, está se preparando para inserir futuros cidadãos neste mundo globalizado?
É certo que as tecnologias devem ocupar o espaço escolar, estas vieram para, oferecer mais oportunidades de acesso à informações, facilitar a comunicação, a interação e a aprendizagem. As mesmas são de grande valia em virtude do envolvimento, da satisfação e curiosidade que motiva nossos alunos a receberem boa parte do conteúdo de forma dinâmica, interativa e diferenciada.
O grande problema é que nem sempre conseguimos utilizá-las como deveríamos. O acumulo de obrigações, a grande restrição e resistência ainda por parte de alguns profissionais, a falta de preparo do professor e da instituição, o domínio com as técnicas, a pouca quantidade de recursos disponíveis, a insegurança, a falta de acompanhamento e apoio técnico, dentre outros fatores, dificultam a incorporação desta valiosa ferramenta em nossas aulas.
Contuto, temos procurado nos aperfeiçoar inserindo tanto na vida profissional quanto na pessoal o uso destes recursos com objetivo de suprir as exigências da sociedade tecnológica. Afinal, precisamos nos preparar para melhor preparar nossos alunos.
Nossos alunos precisam ser incentivados e motivados a produzir conhecimentos e não apenas consumir conhecimentos, como freqüentemente acontece. Não estamos afirmando que a inserção dos recursos tecnológicos vai fazer milagres e muito menos solucionar os todos os problemas de aprendizagem, o que queremos ressaltar é que estes quando bem utilizados agem como elemento motivador no processo de ensino, da mesma forma, oferecem a oportunidade da interação e da socialização, tornando as aulas mais agradáveis e divertidas, motivando os alunos a envolverem – se mais no processo de aprendizagem.
Assim, não há como discordar de que não podemos ignorar as tecnologias que muito nos oferece o mundo globalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário