Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010


CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIASD AO CURRÍCULO

... Currículos não são conteúdos prontos a serem repassados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. (LIMA)

Embora tendo uma base nacional fixa, o currículo possui espaço de enquadramento de conteúdos e disciplinas diversificadas que atendam às necessidades regionais, sociais e locais do alunado.
O acelerado desenvolvimento tecnológico hoje testemunhado tem provocado uma revolução nas formas de comunicação, razão pela qual a escola carece de atendimento tecnológico que cubra a demanda do alunado e de formação qualificada para os professores, que têm desenvolvido projetos no âmbito escolar utilizando escassos recursos tecnológicos.
O ser humano aprende somente as formas de comunicação existentes em seu meio. Há que se fazer do uso das tecnologias uma disciplina integrante da base nacional do currículo. Só então essa inclusão e integração alcançarão os patamares idealizados pela escola, proporcionando-se, assim, um ensino de rede pública avançado e globalizado.
Assim como cumpre à escola o objetivo antropológico de garantir a continuidade da espécie, socializando para as novas gerações as aquisições e invenções resultantes do desenvolvimento cultural da humanidade, também cumpre ao currículo estar situado historicamente, acompanhando o avanço tecnológico e científico; introduzir sempre novos conhecimentos; estar direcionado para a inclusão de todos e ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento; fazendo desse conhecimento não apenas uma aquisição individual, mas também uma das possibilidades de desenvolvimento da pessoa que terá reflexos na vida em sociedade.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo teu blog, criativo, dinamico e educativo, bjim!

    ResponderExcluir